De que forma podemos poupar com a domótica?

Agosto 12, 2020 0 Por martapereiraweb

Poupança na iluminação através da domótica

A domótica ou os sistemas domóticos têm ganho cada vez mais expressão nos dias de hoje, na medida em que nos ajuda a poupar tanto em casa como nos negócios.

O artigo pretende mostrar-lhe alguns dos benefícios da domótica e como o pode ajudar a poupar eletricidade no lar.

Através da domótica aumentamos os níveis de segurança e controlo da nossa casa, e ainda nos permite uma poupar nos gastos de energia, já que por norma, só a iluminação representa cerca de 25% do total de eletricidade na fatura da luz. A redução do consumo é o que persigue este sistema, que nasce com intenção de facilitar a vida de todos os habitantes de um lar, adaptando-se a novas formas de convivência.

Para tirar o maior proveito da domótica basta ter internet em casa. Hoje em dia, estamos sempre conectados, pois temos smartphones e tablets que nos permitem ter acesso a várias funções.

Através de um clique, sem precisar de estar em casa, a domótica possibilita-lhe controlar a iluminação da sua casa, já que este sistema permite o controlo das funções de apagar e acender as luzes, regular a sua intensidade ou ativar os seus sensores de movimentos.

·         O nascimento de uma nova era: evolução da domótica na iluminação

Os sistemas domóticos desenvolveram novas aplicações. Comecemos pelas funções de acender e apagar através de duas vertentes: ou de maneira automática ou através de controlo remoto. Actualmente existem sensores de movimento que terão permitido que as luzes, por si só, se liguem quando detectam a presença de alguém no lar.

A iluminação também já é capaz de determinar a quantidade de luminosidade que se pretende ter num espaço, isto é, regulam-se de maneira automática e adaptam-se à medida da luz natural que haja nesse momento.Os sistemas de iluminação muito cedo criaram as luzes de cores através da tecnologia LED. Tratam-se de lâmpadas de baixo consumo, com uma durabilidade de 10 anos e de natureza mais ecológica. O papel da iluminação mudou por completo para oferecer uma maior gama de cores a escolher.

·         A aplicação da domótica na iluminação

O controlo e a eficiência energética, que são os conceitos que melhor definem a domótica, dão vida a um lar mediante dispositivos eletrónicos que se encontrem conectados a uma boa cobertura e velocidade de internet. Já existe um enorme leque de alternativas à fibra óptica e ADSL, que são os mais comuns.

No entanto, como esta tecnologia pretende adaptar-se a todos os lares, também desenvolveu sistemas como a internet WiMax ou a conexão por satélite para lares que se encontrem mais longe dos centros urbanos.

O objetivo da sua experiência provém da gestão do consumo, e em que o utilizador não tenha tanta preocupação a possíveis distrações que possam ocorrer, tal como deixar uma luz acesa em caso de ter saído de casa. Pouco a pouco, o seu uso estendeu-se à regulação da potência da luz, mudança da cor para se adaptar-se a diferentes circunstâncias e automatizar algo de forma a desligar-se por controlo remoto ou sensorial.

Se pensa em transformar a sua casa numa casa inteligente, saiba que a domótica é um forte aliado que o ajudará a ter um gasto muito baixo de energia, através de um consumo eficiente, poupando nas contas ao final do mês.

O preço deste tipo de sistemas pode variar e depende sempre daquilo que quer automatizar.

Tenha em conta que é um investimento a médio e longo prazo com um retorno muito elevado, pois como já foi mencionado, vai baixar a conta da eletricidade.

Uma das grandes vantagens destes sistemas, é que lhe permite um meio envolvente mais limpo e livre de partículas nocivas que afetam o ambiente.